Sunday, March 18, 2007

Empresa de trabalho temporário = vida temporária

Entrevista a um jovem que hipotecou a vida nas empresas de trabalho temporário
22 anos
12º ano

1. Razões pela qual recorreu às empresas de trabalho temporário
- não ter de andar de empresa em empresa a procurar trabalho, pois as empresas contactam as empresas de trabalho temporário e quem estiver lá inscrito habilita-se a ser chamado;
- a falta de experiência, pois tinha acabado de concluir o 12º ano

2. O contrato de trabalho
- o contrato é feito directamente com a empresa de trabalho temporário, nele figuram as horas de trabalho, os direitos e deveres, a remuneração e outros pontos específicos;
- este contrato só é assinado no acto de pagamento de cada período de trabalho, para que a empresa não tenha compromissos com o trabalhador pois não se sabe quantos dias vamos trabalhar.

3. Horário de trabalho
- o trabalhador é obrigado a fazer os horários estabelecidos pela fábrica onde vai prestar os seus serviços (8 h diárias);
- na empresa onde trabalho, não são respeitados as pausas para o lanche. Neste momento encontro-me a fazer dois turnos, das 5 da manhã até às 13h e das 13h às 21h, tendo só um a pausa de 10m , o que nem dá para mastigar o lanche.

4. Conciliação do trabalho com outros compromissos
- Em termos financeiros, não posso assumir compromissos, pois não tenho um trabalho fixo , não sei quantos dias irei trabalhar naquele mês ou naquela semana, de um momento para o outro posso estar de novo desempregado;
- Tenho conseguido conciliar o meu trabalho com algumas responsabilidades que tenho na JOC , pois nesta empresa onde me encontro, Não trabalho aos fins-de-semana.
5. Expectativas para o futuro
Não tenho grandes expectativas. Quero ver se vou fazer os exames nacionais de acesso ao Ensino Superior, se não conseguir realizar um estágio profissional na área na qual me formei – Técnico de Gestão Agrícola.
Como última opção é procurar trabalho numa empresa, para não depender das empresas de trabalho temporário.
-

No comments: