Wednesday, September 26, 2007

Aconteceu ! Acampamento Leiria/ Lisboa - 70 jovens

Os jovens das dioceses de Leiria-Fátima e de Lisboa reuniram-se nos dias 20, 21 e 22 de Julho, em Alvados (Porto-de-Mós), para mais um Acampamento. Desta vez, as realidades escolhidas para reflexão foram as relações na família e a legislação laboral. Os participantes optaram por um dos dois temas.
Nas relações familiares procurámos falar daquilo que distingue as famílias, os aspectos positivos, o que corre menos bem e o que gostaríamos de mudar. Na parte da legislação laboral procurámos ajudar os jovens naquilo que é o mundo do trabalho em Portugal. Os jovens deste grupo tiveram oportunidade de elaborar o seu próprio Curriculum Vitae, responder a anúncios de jornal e discutir temas como a leitura de um contrato (como deve ser feita), quais as oportunidades de trabalho em relação aos estudos adquiridos, entre muitos outros.
Mas não foi só discussão. Para além dos trabalhos de grupo houve workshops variados: dança, reciclagem (trabalhos manuais com material reciclado), técnicas de animação, teatro, pintura e trabalhos manuais. Todos os participantes puderam escolher onde queriam ficar, sendo atribuída, no final do acampamento, nota muito positiva a estes espaços de trabalho, devido ao divertimento, aprendizagem e descontracção que proporcionaram. Como não podia deixar de ser, nem tudo correu bem nesta diversão dos workshops, pois houve quem pensasse que conseguia estar em dois ou três em simultâneo, o que (como é obvio) não era possível.
Para além do divertimento, tivemos os nossos espaços de oração que tentámos dinamizar através de passeios pedestres e de encenações apresentadas pelos militantes da JOC.
Como em qualquer acampamento que se preze, o grupo de trabalho não esqueceu as surpresas. Da forma mais original possível, procurámos criar um espaço que proporcionasse a todos um momento bem passado e agradável, sempre em convívio. Foi assim que o grupo de trabalho se lembrou de uma magnífica ‘Noite Havaiana’! Com boa música ambiente, roupas a rigor, sumos e batidos, muita energia e sempre com o esplendor do exótico Limbo... Fantástico!
Após conversas com jovens participantes, o saldo final deste acampamento é positivo, sendo a pergunta mais vezes repetida “Quando é o próximo?”. Fazendo minhas as palavras dos demais, Parabéns ao Grupo de Trabalho e aos vários Animadores e Militantes da JOC por mais uma vez se superarem a si próprios e nos terem proporcionado mais um acampamento para ser lembrado.
O Grupo de Trabalho tem ainda a agradecer a todos aqueles que, de várias formas, contribuíram para que este acampamento fosse possível. A todos, o nosso muito obrigado!

2 comments:

mythos said...

Parabéns Bruno pelo artigo. acho que o nosso maior recompensa foi saber que vocês gostaram...

Psyque said...

O artigo está muito giro! Agora só falta pôr aqui as fotos de família...